Publicidade em websites de redes sociais: caso da skol

Raquel Amarante, Dora Simões

Resumo


As mídias sociais, e em particular, os websites de redes sociais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, não somente no âmbito de relacionamentos pessoais, mas também, no mundo corporativo, onde as empresas procuram estratégias cada vez mais competitivas para gerirem as suas presenças. Em consequência, os consumidores passaram a tornarse cada vez mais informados e exigentes, exigindo uma reinvenção na forma de se fazer publicidade. Assim, as estratégias de marketing têm vindo a sofrer alterações, de forma a tornar os formatos publicitários mais adequados aos anseios dos consumidores, que procuram cada vez mais interação e participação. Este trabalho apresenta uma breve resenha sobre o conceito de marketing relacional e o contributo das mídias sociais, mais particularmente, dos websites de redes sociais na manutenção e fortalecimento dos relacionamentos entre consumidores e marcas/organizações. De forma a melhor compreender a teoria e confirmar ou não a sua evidência na prática, prossegue com a análise de um caso de estudo sobre uma ação de publicidade promovida pela famosa marca de cerveja brasileira SKOL, intitulada “O Eskolhido”, e divulgada através da fanpage da marca, no Facebook. Seguindo uma pesquisa de caráter empírico, foram realizadas entrevistas a uma amostra de 8 pessoas (4 mulheres e 4 homens), com idade igual ou superior a 25 anos, consumidores e não consumidores de cerveja, todos conhecedores da marca.

Palavras-chave


Websites de redes sociais. Marketing relacional. Publicidade. SKOL.

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DOI: https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.2.231-250

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Revista de Humanidades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0714

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