Discurso e representação sobre a pnh: a formação do sujeito coletivo mães-acompanhantes de adolescentes hospitalizados

Autores

  • Sandra Maia Farias Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.2.374-388

Palavras-chave:

Discurso de Mães. Adolescentes. Sujeito coletivo. Humanização.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo identificar nos relatos de quinze mães acompanhantes em hospital infantil marcadores discursivos que delineiem o papel do Projeto Nacional de Humanização – PNH no atendimento de adolescentes hospitalizados. Não foi feito um grupo controle. A pesquisa é de abordagem qualitativa e utilizou como metodologia de coleta a amostra por saturação teórica e por metodologia de análise a Análise de Discurso do Sujeito Coletivo (LEFEVRE, 2005). O estudo trata, em particular, sobre o apoio das mães a seus filhos, como resultado das políticas de humanização do atendimento hospitalar. Utilizou-se a técnica de roda de conversa e de relato oral em grupo para coleta de informações acerca do tema. A narrativa das mães possibilitou conhecer necessidades, preocupações e estratégias que elas utilizam para cuidar da saúde dos filhos, bem como determinações sociais mais amplas de suas condições de existência. Foi possível verificar a formação de um sujeito coletivo mãeacompanhante pela co-ocorrência dos relatos das mães entrevistadas.

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Biografia do Autor

Sandra Maia Farias Vasconcelos

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará (Departamento de Letras Vernáculas. Programa de Pós-Graduação em Linguística). Doutora em Ciências da Educação - Pós-Doutora em Educação

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Publicado

2014-07-30

Como Citar

Vasconcelos, S. M. F. (2014). Discurso e representação sobre a pnh: a formação do sujeito coletivo mães-acompanhantes de adolescentes hospitalizados. Revista De Humanidades (Descontinuada), 29(2), 374–388. https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.2.374-388

Edição

Seção

Artigos