Atendimento Educacional Especializado: revisão bibliográfica em base nacional

Autores

  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
  • Rita de Cássia Tibério Araújo
  • Gabriely Cabestré Amorim

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.1.68-83

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial. Educação Inclusiva. Deficiência.

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma temática que vem sendo estudada com frequência, principalmente após o Decreto nº. 6.571 de 2008. A proposta do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o AEE nas bases de dados nacionais, sem delimitar o período para pesquisa, bem como identificar temáticas relacionadas ao tema central. Como critério de inclusão foi utilizado o unitermo “atendimento educacional especializado”, sendo que na base de Periódicos da Capes foram encontrados trinta e dois, no SciELO quinze e cem na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Devido ao número de trabalhos, optou-se nesta pesquisa a utilização da base de dados da BDTD. Foram considerados apenas os trabalhos que continham as palavras “atendimento”, “atendimento educacional especializado” e/ou “sala de recursos” no título ou palavras-chave, com esse segundo filtrou foram encontrados vinte e oito trabalhos, sendo o primeiro registro em 2000, portanto pode-se concluir que se trata de um tema atual. Os resultados foram agrupados em sete categorias,: 1) caracterização; 2) tipo de pesquisa; 3) lócus; 4) níveis de ensino; 5) participantes; 6) público alvo da pesquisa sobre o AEE; e, 7) temáticas relacionadas ao AEE. Pode-se concluir que há pesquisas sobre a temática, porém pouco tem se pesquisado especificamente nas etapas escolares da há educação infantil e ensino superior. Foi possível constatar um predomínio de pesquisas voltadas para a deficiência intelectual. A coleta de dados foi predominantemente por entrevistas. Necessita-se de novas pesquisas em outras bases de dados para uma nova revisão bibliográfica das pesquisas realizadas acerca da temática.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

Professora livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Unesp/Bauru.

Rita de Cássia Tibério Araújo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, campus Marília

Gabriely Cabestré Amorim

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado) da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, campus de Marília.

Downloads

Publicado

2016-05-10

Como Citar

Capellini, V. L. M. F., de Cássia Tibério Araújo, R., & Cabestré Amorim, G. (2016). Atendimento Educacional Especializado: revisão bibliográfica em base nacional. Revista De Humanidades, 30(1), 68–83. https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.1.68-83

Edição

Seção

Artigos