As questões de Língua Portuguesa no Exame Nacional do Ensino Médio: verificação percentual por eixo de cobrança das provas de 2006 a 2014

Thiago Soares de Oliveira

Resumo


Esta pesquisa, ao apresentar e discutir os dados de apenas uma parte do trabalho resultante da dissertação submetida à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Cognição e Linguagem, pretende, como objetivo geral, compreender como se dá a abordagem da Língua Portuguesa na seção de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no ENEM e, mais especificamente, delimitar a percentagem das questões de Língua Portuguesa por eixo de cobrança, aqui delimitados como: conhecimentos textuais, conhecimentos literários e conhecimentos de viés gramatical/linguístico. Para isso, adota-se a pesquisa documental, considerando a fonte de dados a partir da qual o trabalho é desenvolvido, como a forma mais apropriada a dar conta da análise das provas aplicadas entre os anos de 2006 e 2014, as quais são analisadas qualitativa e quantitativamente. Ao fim, como resultados, depreendeu-se principalmente: a alteração no quantitativo total de questões a partir do exame de 2009; a tendência à manutenção do percentual de questões de Língua Portuguesa em torno dos 15% do total de questões de cada prova; a predominância de perguntas relativas a conhecimentos textuais; a atipicidade do ano de 2009 em relação à aproximação percentual entre os eixos de cobrança delimitados nesta pesquisa; a predominância, mesmo por apertada margem percentual, da quantidade de questões envolvendo conhecimentos literários em comparação às perguntas relacionadas à gramática/variedade padrão, à exceção do ano de 2006.

Palavras-chave


Língua Portuguesa; Linguística; ENEM.

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DOI: https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.237-252

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Revista de Humanidades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0714

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