Psicopedagogia nas organizações empresariais: a instituição além da escola e do hospital

Autores

  • Naíola Paiva de Miranda
  • Adriana Rodrigues de Sousa Garcia

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.290-303

Palavras-chave:

Psicopedagogia, Organizações Empresariais, Aprendizado.

Resumo

Este estudo motiva a discussão do tema “Psicopedagogia nas organizações empresariais: a instituição além da escola e do hospital”. Essa discussão converge para os seguintes questionamentos: por que pouco se vê a atuação do psicopedagogo nas organizações empresariais? Seria realmente importante a inserção da psicopedagogia nas empresas? Assim, este trabalho tem como objetivos: discutir a importância da inserção do psicopedagogo nas empresas; compreender como se dá a atuação do psicopedagogo nas organizações empresariais; fomentar questões relativas a essa atuação; demonstrar de que maneira esse profissional pode participar de forma eficaz dentro das empresas, seja na preparação inicial do colaborar para o trabalho, bem como em sua continuidade e especialização nas atividades laborais que lhes são cabíveis. A pesquisa de campo desenvolveu-se em quatro empresas, nas quais os sujeitos foram os seguintes: um gerente de RG de uma empresa comercial, uma gestora de pessoas de uma empresa de serviços, uma especialista em coach e empresária, e um coordenador de uma instituição de pesquisas na cidade de Fortaleza-CE. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com nove perguntas, com abordagem qualitativa. O trabalho teve enfoque na psicopedagogia empresarial no Brasil e é um estudo que ainda precisa ser aprofundado. Constatou-se desconhecimento ao perceber a visão simplista e fragmentada que as empresas têm da atuação psicopedagógica no âmbito empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naíola Paiva de Miranda

Doutora em Educação Brasileira-Universidade Federal do Ceará-UFC. Especialista em Psicopedagogia e Licenciada em Pedagogia-Universidade Estadual do Ceará-UECE. Professora Orientadora do TCC-Faculdade do Vale do Jaguaribe.

Adriana Rodrigues de Sousa Garcia

Licenciada em Letras - Universidade Estadual do Ceará e aluna do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar da Faculdade Vale do Jaguaribe-FVJ.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Miranda, N. P. de, & de Sousa Garcia, A. R. (2016). Psicopedagogia nas organizações empresariais: a instituição além da escola e do hospital. Revista De Humanidades (Descontinuada), 30(2), 290–303. https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.290-303

Edição

Seção

Artigos