“Um ninho de cozinheiras1?”: Henrique Castriciano de Souza e a “modernidade pedagógica” da escola doméstica de Natal

Iranilson Buriti de Oliveira, Cosme Ferreira Marques Neto

Resumo


Este trabalho pretende examinar como as ideias e a prática pedagógica de Henrique Castriciano de Souza circularam nos espaços de educação feminina no Rio Grande do Norte, particularmente na Escola Doméstica de Natal. A instituição de ensino que ele criou, a Escola Doméstica de Natal, contribuiu para mudar a maneira de se educar a mulher no estado, oferecendo às moças nela matriculadas uma gama de disciplinas práticas, conciliando-as com um ensino teórico mais acurado. Não obstante as restrições dessa escola, sua importância não pode ser obliterada, pois diplomou (e continua a diplomar) um expressivo número de mulheres que, devido aos conhecimentos adquiridos na instituição, puderam reforçar e, nalguns casos, encabeçar o orçamento familiar. Como fontes, trabalharemos principalmente com as obras de Henrique Castriciano, compiladas por Albuquerque.

Palavras-chave


Henrique Castriciano de Souza; Escola Doméstica de Natal; Educação feminina; Educação.

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DOI: https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.304-332

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Revista de Humanidades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0714

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