“Um ninho de cozinheiras1?”: Henrique Castriciano de Souza e a “modernidade pedagógica” da escola doméstica de Natal

Autores

  • Iranilson Buriti de Oliveira
  • Cosme Ferreira Marques Neto

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.304-332

Palavras-chave:

Henrique Castriciano de Souza, Escola Doméstica de Natal, Educação feminina, Educação.

Resumo

Este trabalho pretende examinar como as ideias e a prática pedagógica de Henrique Castriciano de Souza circularam nos espaços de educação feminina no Rio Grande do Norte, particularmente na Escola Doméstica de Natal. A instituição de ensino que ele criou, a Escola Doméstica de Natal, contribuiu para mudar a maneira de se educar a mulher no estado, oferecendo às moças nela matriculadas uma gama de disciplinas práticas, conciliando-as com um ensino teórico mais acurado. Não obstante as restrições dessa escola, sua importância não pode ser obliterada, pois diplomou (e continua a diplomar) um expressivo número de mulheres que, devido aos conhecimentos adquiridos na instituição, puderam reforçar e, nalguns casos, encabeçar o orçamento familiar. Como fontes, trabalharemos principalmente com as obras de Henrique Castriciano, compiladas por Albuquerque.

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Biografia do Autor

Iranilson Buriti de Oliveira

Doutor em História. Professor da Universidade Federal de Campina Grande.

Cosme Ferreira Marques Neto

Mestrando em História, Cultura e Sociedade na UFCG. Professor de História do IFRN – Campus São Gonçalo do Amarante.

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Publicado

2016-05-12

Como Citar

Oliveira, I. B. de, & Ferreira Marques Neto, C. (2016). “Um ninho de cozinheiras1?”: Henrique Castriciano de Souza e a “modernidade pedagógica” da escola doméstica de Natal. Revista De Humanidades (Descontinuada), 30(2), 304–332. https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.304-332

Edição

Seção

Artigos