A Natureza dos Deuses da Natureza: Comunidades Tradicionais Religiosas de Matriz Africana e o Processo de Expansão Urbana na Contemporaneidade da Cidade de Poções – BA

Autores

  • Celio Silva Meira
  • Celeste Dias Amorim
  • Marília Flores Seixas de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.362-378

Palavras-chave:

Comunidades de Candomblé, Crescimento Urbano, Degradação Ambiental.

Resumo

O presente artigo é resultado de mais de dez anos de pesquisa participativa e acadêmica, que visou analisar, de forma crítica, como as culturas de matrizes africanas sobrevivem na contemporaneidade com o crescimento urbano das cidades, tomando como base o crescimento urbano brasileiro e em especial um estudo de caso na cidade de Poções - BA. Procurou-se averiguar de que forma os projetos de construção de novos bairros nos arredores da cidade vem impactando nas comunidades religiosas de candomblé. Discutimos também sobre a importância que as áreas verdes têm para o povo de santo, uma vez que eles dependem dessas para a realização de cerimônias e deposição de oferendas aos deuses da natureza, e com a destruição para o erguimento de novos bairros, muitos desses cultos estão se perdendo por falta de espaços verdes ou sendo modificados em função da degradação ambiental nos entornos da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celio Silva Meira

Graduado em Geografia (UESB), Especialista em Antropologia e em Psicologia da Educação (UESB), Mestre em Ciências Ambientais (UESB), Gestor do Col. Est. Dr Roberto Santos, Poções, BA. Membro do Grupo de Pesquisa CASLIDS/UESB.

Celeste Dias Amorim

Graduada em Educação Física (UCSAL). Mestre em Ciências Ambientais (UESB). Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PRODEMA/UESC). Bolsista da FAPESB. Membro do Grupo de Pesquisa CIPED/UESB.

Marília Flores Seixas de Oliveira

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), do Programa de PósGraduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL) e do Programa de PósGraduação em Ciências Ambientais (PGCA), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Meira, C. S., Dias Amorim, C., & Seixas de Oliveira, M. F. (2016). A Natureza dos Deuses da Natureza: Comunidades Tradicionais Religiosas de Matriz Africana e o Processo de Expansão Urbana na Contemporaneidade da Cidade de Poções – BA. Revista De Humanidades (Descontinuada), 30(2), 362–378. https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.362-378

Edição

Seção

Artigos