Graduação em Turismo no Brasil: evolução, articulações didáticas e desafios para turismólogos docentes

Autores

  • André Riani Costa Perinotto

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.1.42-65

Palavras-chave:

Ensino Superior. Turismo. Profissional Turismólogo. Docência em Turismo.

Resumo

O artigo tem por finalidade enfocar num panorama que compreende a ocorrência de acontecimentos históricos, políticos, sociais, econômicos e educacionais que causaram a implantação dos primeiros cursos superiores em Turismo no Brasil. Para realizar esta pesquisa, foram necessários dados obtidos mediante pesquisa bibliográfica em periódicos nacionais e livros, além de dados estatísticos disponíveis no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), através do portal e-MEC, no qual encontramse informações de cada estado, com todas as instituições de ensino superior públicas federais, estaduais, municipais e privadas que implantaram cursos de graduação em Turismo no país, desde a década de 1970 até o ano de 2014. A partir da análise das informações apresentadas pelo INEP, buscou-se refletir sobre a implantação, evolução e aumento dos cursos de Turismo implantados no país, bem como sobre as principais habilidades didáticas necessárias, de acordo com alguns autores que articulam o ensino e a prática do turismo, e os possíveis desafios do profissional turismólogo docente como formador de profissionais. Nas considerações finais, apresenta-se uma análise geral dos benefícios educacionais e profissionais, a partir da implantação do curso superior em Turismo, a fim de propor possíveis adequações relacionadas ao ensino sobre a formação superior dessa área.

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Publicado

2016-05-23

Como Citar

Perinotto, A. R. C. (2016). Graduação em Turismo no Brasil: evolução, articulações didáticas e desafios para turismólogos docentes. Revista De Humanidades (Descontinuada), 31(1), 42–65. https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.1.42-65

Edição

Seção

Artigos