O desenvolvimento e a aprendizagem da criança na concepção de Vigotski: uma relação dialética

Autores

  • Leandro Aparecido de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.1.162-174

Palavras-chave:

Teoria histórico-cultural. Relação entre forma e conteúdo. Ensino de língua estrangeira

Resumo

O presente trabalho constitui-se num ensaio teórico que tem como objetivo, além de refletir acerca de alguns elementos do processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Vigotski, propor uma atividade prática, em sala de aula, demonstrando como eles podem se materializar a partir da teoria histórico-cultural. Muitas pesquisas que investigam essa temática concentram-se no processo de aprendizagem da criança no âmbito da escola, buscando fundamentos que legitimem as práticas escolares e as atividades a ela relacionadas. A apropriação desses conhecimentos é de fundamental importância, especialmente aos professores alfabetizadores, que vivenciam cotidianamente questões relacionadas à aprendizagem do aluno associada ao desenvolvimento psíquico da criança. A metodologia utilizada pauta-se em uma abordagem qualitativa contemplando a descrição, análise e reflexão dos elementos apresentados. A reflexão oportunizada no artigo permite concluir que a teoria histórico-cultural, por basear-se em uma lógica dialética, e por considerar a importância das relações sociais para a aprendizagem e o desenvolvimento do homem, fornece fundamentos que podem contribuir para o aprimoramento das relações que se estabelecem nos espaços escolares, principalmente para a reflexão sobre as práticas docentes em sala de aula.

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Publicado

2016-05-23

Como Citar

Souza, L. A. de. (2016). O desenvolvimento e a aprendizagem da criança na concepção de Vigotski: uma relação dialética. Revista De Humanidades, 31(1), 162–174. https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.1.162-174

Edição

Seção

Artigos