Pelas dobras das canções – uma investigação sobre Posicionamento em

Autores

  • Hermínia Lima

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.1.%25p

Resumo

Este artigo tem como meta apresentar e aplicar o conceito de posicionamento (Maingueneau, 2001). Para a demonstração prática do conceito, serão tomadas como corpus de análise quatro canções do compositor maranhense Zeca Baleiro: Serpente, Pedra de responsa, Ê boi e Boi de haxixe. Temos, na verdade, o intuito de definir qual o posicionamento possível de ser detectado nesse conjunto de textos lítero-musicais. Considerando a natureza dialógica2 de todo e qualquer discurso, esta análise centrar-se-á sobre um dos aspectos desse dialogismo: a intertextualidade. Assim procederemos, porque a relevância desse fenômeno lingüístico que determina o primado do intertexto sobre o texto (FIORIN, 2003, p. 4) é imprescindível para a definição do posicionamento que se nos enseja apontar. Palavras-chave: Posicionamento. Dialogismo. Polifonia, Intertextualidade. Discurso lítero-musical.

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Biografia do Autor

Hermínia Lima

Mestrado em Letras. Professora da UNIFOR

Publicado

2010-01-14

Como Citar

Lima, H. (2010). Pelas dobras das canções – uma investigação sobre Posicionamento em. Revista De Humanidades (Descontinuada), 23(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.1.%p

Edição

Seção

Artigos