Eventos, publicações e práticas da política ambiental no Brasil

Autores

  • Janayde de Castro Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.1.%25p

Resumo

A política ambiental no Brasil apresenta eventos, publicações e mobilizações que ocorreram ao longo de todos os séculos que marcam sua existência como nação. Após seu início, com um processo exploratório da colonização e comércio, vieram pequenas e esporádicas ações com o objetivo de instituir sanções ou uma legislação para ir de encontro com a acelerada devastação das florestas e demais recursos naturais. Mas é a partir de meados do século XX que desponta a ecologia e suas manifestações como movimento social e político. O presente artigo busca resumir um pouco dos processos, eventos e documentos que marcaram a trajetória da política ambiental no país, apresentando as principais ações e políticas públicas, especialmente de viés legislador que buscaram soluções para a gestão dos recursos ambientais brasileiros e revela a mídia como ferramenta de divulgação e alerta para as principais mudanças ocorridas nas últimas décadas. Palavras-chave: Política. Ecologia. Recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janayde de Castro Gonçalves

Janayde de Castro Gonçalves,. Mestranda do Programa de Pós- graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza.

Publicado

2010-01-14

Como Citar

Gonçalves, J. de C. (2010). Eventos, publicações e práticas da política ambiental no Brasil. Revista De Humanidades (Descontinuada), 23(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.1.%p

Edição

Seção

Artigos