O desemprego e suas conseqüências na subjetividade

Autores

  • Kelma de Freitas Felipe

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.1.%25p

Resumo

O trabalho na sociedade moderna passou a ser reconhecido como um fator determinante no processo de humanização do homem, um elemento capaz de modificar as condições de existência da própria sociedade. Por este motivo, a situação de desemprego enfrentada pela maioria da classe trabalhadora trouxe conseqüências que atingem diretamente a formação da subjetividade dos trabalhadores em situação de desemprego. No intuito de averiguar como esta situação vem sendo enfrentada por aqueles que se encontram desempregados é que a pesquisa foi desenvolvida na tentativa de compreender como o ato de trabalhar é percebido por aqueles que se encontram fora do mercado de trabalho e quais as conseqüências que essa exclusão vem causando em sua subjetividade? Assim, tem-se nesta pesquisa um estudo da realidade teórica e prática do mercado de trabalho, uma colaboração para o entendimento das problemáticas que o desemprego ocasiona na formação da vida do homem. Palavras-chave: Trabalho. Desemprego. Subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelma de Freitas Felipe

Formação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais pela Universidade Gama Filho. Aluna do Mestrado Acadêmico em Políticas Publicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Publicado

2010-01-14

Como Citar

Felipe, K. de F. (2010). O desemprego e suas conseqüências na subjetividade. Revista De Humanidades (Descontinuada), 23(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.1.%p

Edição

Seção

Artigos