Mídia: novo totem para um casamento dessacralizado

Autores

  • Carlos Velázquez Rueda

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2006.21.2.%25p

Resumo

A representação metamorfoseada de um casamento singular. A homenagem, rendida por via da oferta dos mais preciosos produtos vernáculos, ao símbolo eleito da felicidade comunitária. Uma chuva de cores, sorrisos e sabores. O tudo, enquadrado pelo estrondo instrumental que expressa o que não foi dito, o que não foi dado em embrulho de presente. Música, dança, drama e literatura dão forma aos principais meios que expressam, organizam e renovam a própria existência em torno do sacramento matrimonial. A quadrilha junina brasileira é uma manifestação sincrética, própria de um povo herdeiro de magnífico legado cultural veiculado pela história. A observação introspectiva dos seus fatos constitui uma janela para descobrir a alma de quem olha de dentro. Partindo dos escritos publicados pelo dançarino francês Charles Compan, em Paris, no século XVIII, entendemos que a festa francesa de quadrille transcendeu as fronteiras européias em virtude da sua penetração na cultura das classes dominantes. Porém, desembarcada em terras brasileiras, essa festa despojou-se do seu invólucro patrimonial para reivindicar a sua autoridade ritual. Atualmente, a quadrilha brasileira encontra-se num processo de profanação midiática. Após haver se tornado encargo social com referência nos moldes de culturas dominantes, a festa de quadrilha no Brasil é, hoje, patrimônio cultural confrontado com a negação de qualquer guarda para as formas artísticas que o legitimam. O conjunto de modernos sistemas de comunicação de massa, dissolvendo a autoridade da arte na efemeridade da sua circulação banal, também esvazia o centro simbólico em que comungam homens e universo. Encontra-se a celebração da quadrilha brasileira no final do processo que a caracteriza como mais uma festa globalizada; mais uma festa pseudo-individualizada, servente à referência única do lucro, em detrimento da espiritualidade que a concebeu. Palavras-chave: Mídia. Forró. Quadrilha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Velázquez Rueda

Professor Doutor em Música pelo Concervatoire National de Musique de Raincy, France e professor dos Cursos de Arquitetura e Comunicação da UNIFOR, Universidade de Fortaleza,

Publicado

2010-01-21

Como Citar

Rueda, C. V. (2010). Mídia: novo totem para um casamento dessacralizado. Revista De Humanidades (Descontinuada), 21(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2006.21.2.%p

Edição

Seção

Artigos