Criança-professor-computador: possibilidades interativas e sociais na

Autores

  • Célia Maria Onofre Silva

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2006.21.2.%25p

Resumo

O presente artigo discute o uso do computador nas escolas de educação da criança, buscando o apoio teórico em estudos realizados no período de 1991 a 2004 no campo educacional e partindo da percepção de que o uso do computador já faz parte da realidade social de muitas crianças, sendo uma máquina de muitos recursos tecnológicos, como multimídia (som, imagem, texto), resposta imediata, virtualidade das informações e Internet, podendo ser uma ferramenta posta a serviço do ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é conhecer através de pesquisa bibliográfica o uso do computador na sala de aula pelo professor e pelas crianças, investigando quais suas possibilidades interativas e sociais nessa parceria. Os resultados sugerem: que as estratégias de utilização do computador devam ser definidas em função dos objetivos da intervenção pedagógica; que o uso do computador deva ser compreendido pelos docentes como mais um recurso de apoio às práticas educativas; que os profissionais da educação infantil não apenas tenham conhecimento da máquina e de seus programas, mas sobretudo saibam como as crianças pensam e aprendem; que qualquer objeto de aprendizagem esteja integrado em um projeto portador de inúmeros significados para a criança e para o professor, ambos na situação interativa e social de estar continuamente aprendendo. Palavras-chave: Criança. Professor. Computador. Interação social. Sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Maria Onofre Silva

Célia Maria Onofre Silva – Doutora em Educação – UFC. Mestre em Educação em Saúde. Especialista em Tecnologia Educacional - UNIFOR. Pedagoga. Professora Titular da Universidade de Fortaleza e Membro da Assessoria Pedagógica do CCH/UNIFOR – Centro de Ciências Humanas da Universidade de Fortaleza.

Publicado

2010-01-21

Como Citar

Onofre Silva, C. M. (2010). Criança-professor-computador: possibilidades interativas e sociais na. Revista De Humanidades (Descontinuada), 21(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2006.21.2.%p

Edição

Seção

Artigos