O Brasil no desafiante cenário da nova ordem social

Autores

  • Pedro Arturo Rojas Arenas

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2006.21.2.%25p

Resumo

As profundas transformações científico-técnicas representam um importante aspecto da nova sociedade contemporânea. Um outro aspecto fundamental é o reconhecimento da crescente interdependência dos povos da terra. O Estado nacional, produto das transformações da sociedade moderna, confronta-se com uma nova situação. De um lado, os problemas transcendem seu âmbito de ação e requerem cada vez mais formas internacionais de governança. De outro lado, as regiões e localidades reclamam uma maior autonomia. A situação atual do mundo expressa essa dupla tendência de universalização e descentralização na tomada de decisões. Como é que o Brasil se insere neste desafiante cenário? O Brasil precisa realizar profundas transformações sociais que garantam uma maior democracia participativa e eliminem os extremos de pobreza e riqueza, ao mesmo tempo em que deve aprofundar os processos de integração regional e promover mudanças nas estruturas de governança mundial. Palavras-chave: Desenvolvimento. Governo mundial. Descentralização. Interdependência. Justiça Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Arturo Rojas Arenas

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Professor Assistente II - DCSP – da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Participa do grupo de pesquisa sobre Desenvolvimento Regional, coordenado pelo Professor Doutor Aécio Cândido.

Publicado

2010-01-21

Como Citar

Rojas Arenas, P. A. (2010). O Brasil no desafiante cenário da nova ordem social. Revista De Humanidades (Descontinuada), 21(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2006.21.2.%p

Edição

Seção

Artigos