Descoberta do Aprender: um projeto educacional voltado aos

Autores

  • Lina Maria Fernandes De Gil

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2006.21.1.%25p

Resumo

Este texto discute o Projeto “Descoberta do Aprender”, de cunho educacional, voltado para portadores de Insuficiência Renal Crônica, que vem sendo desenvolvido pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, através da vice-Reitoria de Extensão, em parceria com as clínicas Instituto de Doenças Renais (IDR) e Instituto do Rim (IR), desde abril de 2000. O Projeto atende crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, portadores da síndrome supracitada, em tratamento hemodialítico, impossibilitados de freqüentar a escola regular, devido não só à doença mas também ao tempo dispensado ao tratamento. Este estudo tem como objetivo central identificar a repercussão do Projeto na rotina da clientela envolvida, comprovando sua contribuição no sentido de uma melhor aceitação do tratamento e da doença, da parte dos acometidos por esta enfermidade. Para a realização deste ensaio, utilizamos o referencial metodológico qualitativo. O trabalho de campo envolveu quatro adolescentes, relatores dos dados escolhidos nas entrevistas, o que possibilitou o reconhecimento de três temas básicos: a importância do Projeto, o relacionamento com a equipe pedagógica e a influência do Projeto na vida cotidiana. A partir do material resgatado, percebeu-se a significância desta corajosa proposta educacional, que vem contribuindo para que os jovens descortinem novos horizontes em suas vidas, malgrado as limitações, configurando, assim, uma administração mais racional e tranqüila dentro das condições do paciente renal crônico. Palavras-chave: Insuficiência renal. Tratamento. Educação. Alegria. Avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lina Maria Fernandes De Gil

Lina Maria Fernandes de Gil é mestra em Psicologia pela Unifor, psicóloga, [pedagoga, especialista em Psicologia Educacional, Psicopedagoga, Professora da Universidade de Fortaleza (Unifor). Mailto:

Publicado

2010-01-26

Como Citar

Fernandes De Gil, L. M. (2010). Descoberta do Aprender: um projeto educacional voltado aos. Revista De Humanidades (Descontinuada), 21(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2006.21.1.%p

Edição

Seção

Artigos