A importância do líder no ambiente organizacional e a influência das competências coletivas na gestão de pessoas

Autores

  • Siderly do Carmo Dahle de Almeida
  • José Francisco de Assis Dias
  • Willian Fernando Porto da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.2.347-363

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas. Líder e Competências Coletivas.

Resumo

O líder é uma peça fundamental no ambiente organizacional para guiar os indivíduos e estimular as suas competências. Quando as competências individuais são determinadas o gestor utiliza a união dessas competências em prol de um bem comum, nascendo então, as competências coletivas que são uma grande influência na gestão de pessoas. A partir desta perspectiva, foram levantados dados com pesquisas significativas em um estado da arte advindas de diversas fontes bibliográficas: tais como livros, artigos, resenhas e revistas científicas. Salienta-se que tais fontes foram publicadas tanto de forma impressa quanto por meio da Rede de Computadores Internet. Este artigo é de natureza tanto exploratória quanto descritiva. Sendo que os dados coletados em livros foram avaliados de forma qualitativa, haja vista que se buscou apenas discutir as ideias e não quantificá-las. Os resultados levam a inferir que quando a organização se torna unida e com uma perspectiva em conjunto, o processo de desenvolvimento do trabalho torna-se ágil, eficiente, eficaz e menos desgastante tanto para o indivíduo quanto para a organização, obtendo resultados visivelmente positivos em todas as áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Siderly do Carmo Dahle de Almeida

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação na área de Educação na modalidade a distância da Unicesumar; docente do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações.

José Francisco de Assis Dias

Doutor em Direito Canônico também pela Pontifícia Universidade Urbaniana (2005); doutor em Filosofia também pela Pontifícia Universidade Urbaniana (2008). Professor Adjunto da UNIOESTE, no Campus de Toledo-PR; professor Titular da UNICESUMAR, Maringá-PR.

Willian Fernando Porto da Rocha

Mestrando em Gestão do Conhecimento nas Organizações pela Unicesumar de Maringá. Professor mediador do curso a distância de Engenharia de Produção da Unicesumar, Maringá-Pr.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Almeida, S. do C. D. de, Dias, J. F. de A., & Rocha, W. F. P. da. (2016). A importância do líder no ambiente organizacional e a influência das competências coletivas na gestão de pessoas. Revista De Humanidades (Descontinuada), 31(2), 347–363. https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.2.347-363

Edição

Seção

Artigos