Um olhar sobre o processo de criação dos sujeitos-autores: obras, falas, vidas, leituras

Autores

  • Lina Maria Fernandes De Gil

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2004.19.1.%25p

Resumo

Este texto foi produzido a partir de alguns segmentos abordados na Dissertação da autora Lina de Gil no Mestrado em Psicologia, Universidade de Fortaleza – UNIFOR, em dezembro de 2002, no Estado do Ceará, sobe o título: Psicologia da Arte – via de compreensão do sujeito-autor. O objetivo central do trabalho foi contextualizar facetas importantes do processo de significação que o artista plástico imprime às imagens criadas no ato de pintar, asseverando ser o autor criador uno, exclusivo e, ao mesmo tempo, universal, unindo- se, em franca harmonia, a toda uma gama de sentimentos, a despeito de uma imensa e reconhecível diversidade. Para isso, constrói-se a estrutura do discurso em categorias como Individuação, Sentimentos, Subjetivação e Ân- gulo Terapêutico, emergidas através das falas dos sujeitos-autores, ressaltadas por ocasião de suas entrevistas. Enceta-se um diálogo entre os autores que trabalharam com a referida problemática e os próprios artistas plásticos, interagindo pensamentos, elaboração científica, pesquisa de materiais e prática criativa. Palavras-chave: Individuação; Sentimentos; Subjetivação e Ângulo terapêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lina Maria Fernandes De Gil

Lina Maria Fernandes de Gil é mestra em Psicologia pela Unifor, psicóloga, [pedagoga, especialista em Psicologia Educacional, Psicopedagoga, Professora da Universidade de Fortaleza (Unifor). Mailto:

Publicado

2010-02-02

Como Citar

Fernandes De Gil, L. M. (2010). Um olhar sobre o processo de criação dos sujeitos-autores: obras, falas, vidas, leituras. Revista De Humanidades (Descontinuada), 19(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2004.19.1.%p

Edição

Seção

Artigos