Um comparativo teórico entre as psicoterapias breves e as práticas do coaching na contemporaneidade

Autores

  • Ieda Rhoden
  • Raquel Elisa F. de Mello

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.315-334

Palavras-chave:

Coaching. Desenvolvimento humano. Mudança comportamental. Psicoterapia breve.

Resumo

As modificações que vem ocorrendo no mercado de trabalho ocasionaram um aumento no nível de exigência de qualificação para os profissionais envolvidos com a liderança de pessoas. A partir desta realidade, a prática de Coaching tornou-se conhecida e muito utilizada por diferentes profissionais, inclusive por Psicólogos. A intervenção de Coaching pretende modificar o comportamento dos indivíduos no âmbito profissional e pessoal. Com o intuito de contribuir com as práticas dos profissionais de Psicologia, este trabalho teve como objetivo principal averiguar a existência de semelhanças e diferenças teóricas sobre as intervenções de Psicoterapia Breve e de Coaching. A metodologia constitui-se de uma pesquisa teórica e, num segundo momento, de uma pesquisa de campo. Destaca-se que este estudo atingiu seus objetivos, na medida que os resultados confirmaram a existência de semelhanças teóricas importantes comparando as Psicoterapias Breves com as intervenções de Coaching. As principais semelhanças encontradas foram: os objetivos; o tempo de duração; as etapas previstas em ambas intervenções; algumas técnicas e instrumentos e ainda o público que pode vir a aderir e se interessar pela intervenção. Configura-se como diferença, o fato de que a Psicoterapia Breve se propõem a identificar e tratar também psicopatologias e nada consta a respeito nos textos sobre Coaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ieda Rhoden

Doutora em Psicologia Social (Univerisdade de Deusto/Espanha); Mestre em Administração (Pontifícia Universidade Católica) UNISINOS, RS.

Raquel Elisa F. de Mello

Psicóloga pela UNISINOS, Bolsista Unibic do PPG de Saúde Coletiva da UNISINOS.

Downloads

Publicado

2017-05-09

Como Citar

Rhoden, I., & F. de Mello, R. E. (2017). Um comparativo teórico entre as psicoterapias breves e as práticas do coaching na contemporaneidade. Revista De Humanidades (Descontinuada), 28(2), 315–334. https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.315-334

Edição

Seção

Artigos