Processo de acesso, permanência e conclusão no ensino superior: de outsider a estabelecido

Autores

  • Andrea Abreu Astigarraga

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.373-390

Palavras-chave:

Ensino superior. Acesso. Permanência. Estabelecidos. Outsiders.

Resumo

O objetivo deste artigo é tematizar os processos de acesso, permanência e conclusão de curso superior, mediante um estudo de caso que toma como referência a trajetória de uma jovem egressa de um curso seletivo (Enfermagem) de uma instituição pública (Universidade Estadual Vale do Acaraú) e que na infância vivenciou o trabalho infantil no campo. A perspectiva adotada é a da pesquisa (auto) biográfica e o método utilizado para a coleta e a análise das fontes autobiográficas foi o da entrevista narrativa, concebido por Shütze (1983). Para a análise dos processos estudados recorremos às noções de outsiders e estabelecido propostos por Elias & Scotson (2000).

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Biografia do Autor

Andrea Abreu Astigarraga

Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

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Publicado

2017-05-09

Como Citar

Astigarraga, A. A. (2017). Processo de acesso, permanência e conclusão no ensino superior: de outsider a estabelecido. Revista De Humanidades (Descontinuada), 28(2), 373–390. https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.373-390

Edição

Seção

Artigos