Patrick Sériot e Volochínov: um encontro crítico1

Autores

  • Dagoberto Buim Arena
  • Adriana Pastorello Buim Arena

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.40-46

Palavras-chave:

Linguagem. Argumentação. Volochínov. Círculo de Bakhtin.

Resumo

Pesquisas recentes sobre o chamado Círculo de Mikhail Bakhtin apresentam dados importantes e relevantes para os estudos da área da linguagem. Conceitos foram revisitados e a paternidade das obras foi reexaminada. Embora existam opiniões contrárias, o presente ensaio considera Valentin Nikolaevich Volochínov como autor da obra Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem (MFL), com base nos argumentos de Patrick Sériot, Craig Brandist, Jean-Paul Bronckart e Cristian Bota. A publicação brasileira desse livro pela editora Hucitec teve como referência a edição francesa, de 1977, de Les Editions Minuit, com prefácio de Roman Jakobson (1896-1982), introdução escrita por Marina Yaguello e uma curiosa inserção: após o nome do autor – Mikhail Bakhtin - havia entre parênteses outro nome - Volochínov. O objetivo deste texto é o de apresentar as críticas que o francês Sériot faz em relação às estratégias argumentativas de Volochínov contra o pensamento saussuriano. O pesquisador francês demonstra, com argumentos baseados em termos e expressões, que Volochínov não criou uma nova terminologia no campo da filosofia da linguagem, mas fez algumas adaptações para o contexto da Rússia do início do século XX. Muitos termos e expressões empregadas no russo pelo escritor, conforme afirma Sériot (2010), circulavam entre a intelectualidade da época com o mesmo tom dúbio por ele empregado. Reinterpretadas ao longo das décadas por diferentes correntes teóricas e em países diferentes, essas expressões solicitam releituras em contexto, isto é, no espaço e tempo das primeiras três primeiras décadas do século XX. Sériot apresenta MFL como um texto de natureza monológica. Essa conclusão, contudo, não desqualifica as reformulações dos conceitos no campo da filosofia da linguagem que mudaram o mundo intelectual nessa esfera das pesquisas, na Rússia e no mundo ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dagoberto Buim Arena

Livre docente. Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Didática da Unesp - Campus de Marília. UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Marília.

Adriana Pastorello Buim Arena

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

Arena, D. B., & Buim Arena, A. P. (2017). Patrick Sériot e Volochínov: um encontro crítico1. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(1), 40–46. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.40-46

Edição

Seção

Artigos