Educação e formação docente: contextos e possibilidades de transformação social a partir das práxis pedagógica

Evandro Consaltér, Clarice Julieta Bisol, Isadora Cardoso Lopez

Resumo


O presente texto desenvolve a partir de um estudo bibliográfico de cunho analítico uma reflexão crítica sobre o contexto atual da profissão docente no país, bem como sobre as novas demandas sociais que recaem sobre a profissão. Primeiramente, abordamos a necessidade de uma compreensão crítica da realidade em que os sujeitos do processo educativo estão inseridos. Em seguida, consideramos que a prática educativa só será capaz de transformar uma realidade social a partir da consolidação de uma formação contínua, alicerçada em sólidos pilares teóricos e epistemológicos. Dessa forma, destacamos também a necessidade da construção de uma nova identidade profissional dos professores. Por fim, nos detemos à consolidação da práxis pedagógica através de possibilidades de formação docente. Acreditamos que com a efetivação de uma educação verdadeiramente transformadora será possível vislumbrar novos horizontes à atividade docente e não correr o risco de professores tornem-se meros vigias da permanência formal dos alunos nas salas de aula.

Palavras-chave


Formação docente. Identidade docente. Práxis pedagógica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23180714.2018.7842

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Revista de Humanidades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0714

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