Evandro Consaltér Universidade de Passo Fundo - UPF Brasil
Doutorando em Educação (Bolsista Capes) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas Educacionais (UPF). Especialista em Estratégias de Aprendizagem (FABE) e Graduado em Letras (UPF). Membro do Grupo de Pesquisa Docência Universitária, Políticas Educacionais e Expansão da Educação Superior, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil.
Clarice Julieta Bisol Faculdade da Associação Basiliense de Educação - FABE Marau/RS Brasil
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade da Associação Basiliense de Educação - FABE Marau/RS
Isadora Cardoso Lopez Faculdade da Associação Basiliense de Educação - FABE Marau/RS Brasil
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade da Associação Basiliense de Educação - FABE Marau/RS
O presente texto desenvolve a partir de um estudo bibliográfico de cunho analítico uma reflexão crítica sobre o contexto atual da profissão docente no país, bem como sobre as novas demandas sociais que recaem sobre a profissão. Primeiramente, abordamos a necessidade de uma compreensão crítica da realidade em que os sujeitos do processo educativo estão inseridos. Em seguida, consideramos que a prática educativa só será capaz de transformar uma realidade social a partir da consolidação de uma formação contínua, alicerçada em sólidos pilares teóricos e epistemológicos. Dessa forma, destacamos também a necessidade da construção de uma nova identidade profissional dos professores. Por fim, nos detemos à consolidação da práxis pedagógica através de possibilidades de formação docente. Acreditamos que com a efetivação de uma educação verdadeiramente transformadora será possível vislumbrar novos horizontes à atividade docente e não correr o risco de professores tornem-se meros vigias da permanência formal dos alunos nas salas de aula.
Palavras-chave
Formação docente. Identidade docente. Práxis pedagógica.