Tradição e modernidade: a experiência subjetiva na reflexividade

Autores

  • Luciano da Silva Façanha
  • Joselle Maria Couto e Lima
  • Rodrigo França Silva

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2018.8861

Palavras-chave:

Tradição. Modernidade. Experiência subjetiva.

Resumo

Este ensaio tem como propósito fazer uma reflexão sobre a modernidade como experiência subjetiva e suas implicações para o “estilo de vida” na contemporaneidade. A análise versa sobre algumas rupturas com a tradição e algumas experiências novas que o mundo moderno propicia como forma de experiência subjetiva. Ao estabelecer diálogos pontuais entre Anthony Giddens, Bruno Latour, Mike Featherstone, Stuart Hall e Marshall Berman, conceitos como reflexividade, globalização, modernização, agenciamento e identidade serão articulados com o sentido de discutir como se dá o remodelamento da tradição na modernidade, e quais as implicações dessa nova dinâmica para a vida social e psíquica do sujeito.

Biografia do Autor

Luciano da Silva Façanha

Pós-Doutorado em Filosofia, estética do Século XVIII - PUC/SP. Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Atua na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como professor Adjunto no Departamento de Filosofia (DEFIL); Coordenador do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade - Mestrado Interdisciplinar (PPGCult); Professor nos Mestrados em Cultura e Sociedade e Mestrado Profissional em Filosofia da UFMA - PROF Filo/UFMA.

Joselle Maria Couto e Lima

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) – Mestrado Interdisciplinar da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Graduada em Filosofia – UFMA.

Rodrigo França Silva

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) – Mestrado Interdisciplinar da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Graduado em Educação Artística – UFMA.

Downloads

Publicado

2019-01-10

Como Citar

da Silva Façanha, L., Maria Couto e Lima, J., & França Silva, R. (2019). Tradição e modernidade: a experiência subjetiva na reflexividade. Revista De Humanidades, 33. https://doi.org/10.5020/23180714.2018.8861

Edição

Seção

Artigos