Mundo mágico dos contos de fadas: vozes das crianças

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves
  • Ivonete Marques de Souza Nunes

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2018.9040

Palavras-chave:

Contos de Fadas, Imaginário infantil, Gênero

Resumo

O presente estudo tem por finalidade analisar a influência dos contos de fadas no processo de compreensão de situações vivenciadas pelas crianças no cotidiano, estabelecendo relações com o imaginário infantil e com questões de gênero. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com 20 crianças, sendo um grupo do jardim III e outro do 4º ano do ensino fundamental, em que foram narrados os contos João e Maria e Chapeuzinho Vermelho. Em seguida, foram feitos questionamentos para analisar a opinião das crianças, sendo todo o processo registrado através de filmagem. Os resultados indicam que, mediante os contos, o imaginário das crianças é estimulado e elas estabelecem relações da história com a sua própria vida, externalizando seu pensamento sobre questões conflituosas, como medo, perdas, morte, entre outras. Também reproduzem padrões culturais relativos a gênero, como se o masculino fosse o mais forte e inteligente, e o feminino o mais frágil, dependente.

Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Ivonete Marques de Souza Nunes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Rede Municipal de Ensino de Naviraí – MS.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Peres Gonçalves, J., & de Souza Nunes, I. M. (2019). Mundo mágico dos contos de fadas: vozes das crianças. Revista De Humanidades, 33. https://doi.org/10.5020/23180714.2018.9040

Edição

Seção

Artigos