A cooperação como categoria ideológica na formação do licenciado em educação física: um estudo de experiência docente na condução de atitudes agressivas no ensino fundamental

Autores

  • Paloma Cathilyne Justen
  • Alvori Ahlert

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.268-279

Palavras-chave:

Ideologia, Cooperação, Licenciado em Educação Física, Formação profissional.

Resumo

O estudo teve como tema a cooperação e as atitudes agressivas. O objetivo geral do estudo foi verificar se durante as aulas de educação física, em escolas públicas municipais de Marechal Cândido Rondon – PR, sustentadas na ideologia cooperativa, existem atitudes agressivas. A pesquisa foi descritiva e os sujeitos do estudo foram alunos e alunas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e a docente da referida disciplina. A metodologia foi um estudo de caso realizado através da observação direta durante as aulas e entrevista semiestruturada com a docente das turmas observadas. Os resultados encontrados, a partir das observações e da entrevista, confirmaram a diminuição significativa das atitudes agressivas durante as aulas de Educação Física a partir do trabalho da cooperação como atitude permanente durante as aulas. Concluiu-se que a ideologia da cooperação como instrumento didático-pedagógico permanente diminui as atitudes agressivas durante as aulas de educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Cathilyne Justen

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Alvori Ahlert

Pós-Doutor em Educação, Doutor em Teologia, Mestre em Educação nas Ciências. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Pesquisador da Linha de Pesquisa Formação de Professores do Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE e da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Territorial, Meio Ambiente e Sustentabilidade Rural do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável - GIIPEDES.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

Justen, P. C., & Ahlert, A. (2018). A cooperação como categoria ideológica na formação do licenciado em educação física: um estudo de experiência docente na condução de atitudes agressivas no ensino fundamental. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(2), 268–279. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.268-279

Edição

Seção

Artigos