Política cultural e democratização do acesso à cultura: a experiência do Vale-Cultura

Autores

  • Valmor Rhoden
  • Elisa Lübeck Terra
  • Erick de Melo Maciel

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.347-361

Palavras-chave:

Democratização da Cultura, Políticas Culturais, Vale-Cultura.

Resumo

A proposta deste artigo é refletir sobre a criação e utilização do Vale-Cultura no Brasil, contextualizando os desafios e conquistas até o momento atual, como uma política cultural. Com base em pesquisa documental, fornecidos pelo Ministério da Cultura (MinC), procuramos dialogar sobre a importância das políticas culturais e da democratização do acesso à cultura no país. O Vale-Cultura, programa regulamentado pela Lei nº 12.761/2012, tem como objetivos possibilitar o consumo de produtos e serviços culturais, estimular a visitação a estabelecimentos artísticos e culturais e incentivar os eventos e espetáculos. desse caráter. Portanto, é um mecanismo de acesso aos bens culturais por parte dos cidadãos, pois permite que eles possam escolher o que desejam consumir (adquirir ingressos de teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circo; comprar CDs, DVDs, livros, jornais e revistas; pagar mensalidades de cursos de dança, fotografia, teatro, entre outras atividades). O programa ainda está em fase incipiente, carecendo de divulgação mais abrangente e de ações integradas, para que, de fato, os bens culturais possam chegar mais uniformemente, ou mais proporcionalmente, a todos os cidadãos brasileiros. Outro desafio que se apresenta é a concentração de atrações no Sudeste do Brasil, visto que a ideia do programa é que o acesso aos produtos e serviços culturais seja distribuído de modo equalizado em todo o território nacional e envolva mais empregadores beneficiários, trabalhadores, empresas recebedoras e operadoras do cartão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmor Rhoden

1 Doutor em Comunicação. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) –Campus São Borja, no curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural.

Elisa Lübeck Terra

Doutoranda em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora assistente do Curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da UNIPAMPA.

Erick de Melo Maciel

Doutorando em Turismo e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor assistente do Curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da UNIPAMPA. Produtor Cultural e Audiovisual.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Rhoden, V., Lübeck Terra, E., & de Melo Maciel, E. (2016). Política cultural e democratização do acesso à cultura: a experiência do Vale-Cultura. Revista De Humanidades (Descontinuada), 30(2), 347–361. https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.347-361

Edição

Seção

Artigos