“Eu só quero, eu só queria era poder mudar de vida”: exclusão social e afetividade em adolescentes em situação de rua

Autores

  • Maria da Conceição Gomes da Silva
  • Deyseane Maria de Araújo Lima

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.399-418

Palavras-chave:

Adolescentes em Situação de Rua, Psicologia Social Crítica, Afetividade, Exclusão Social.

Resumo

Esta pesquisa retratou as histórias de vida dos adolescentes que se encontravam em situação de rua. Estes frequentavam o Núcleo Albergue João XXIII, um abrigo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará (STDS). A situação de rua é carregada de preconceitos e estigmas que reforçam a exclusão social e a violação de direitos humanos. Este trabalho teve como objetivo analisar a situação de rua e o processo de exclusão social dos adolescentes atendidos no Núcleo Albergue João XXIII, sob a ótica da Psicologia Social Crítica. Dialogamos com diversos estudiosos da Psicologia Social Crítica, como: Lane (2004, 2006), Martín-Baró (2009) e Sawaia (2000 2011); já na Psicologia Comunitária cearense, utilizamos Góis (2005, 2008, 2012). Neste estudo, enfatizamos a categoria afetividade como construção teórica e prática marcante para a Psicologia Social, na medida em que nos permite desenvolver uma reflexão sobre a exclusão e a situação de rua, reconhecendo-a como fenômeno socialmente construído, portanto, passível de modificação. Na metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa em um estudo do tipo etnográfico. Para a coleta de dados, recorremos à observação participante, à pesquisa documental e à entrevista semiestruturada. A análise das falas dos adolescentes destacou a situação de exclusão como processo que pode afastar os sujeitos da positividade de sua potência, impossibilitando-lhes a construção de projetos de vida. Assim, verificou-se na fala de um dos adolescentes quando indagado sobre os seus sonhos para o futuro: “eu só quero, eu só queria mesmo era poder mudar de vida”, ressaltando a importância da afetividade na Psicologia Social Crítica como uma categoria analítica de fundamental importância para a compreensão da situação de exclusão e desigualdade social. Destacamos também a relevância do estudo para as demais ciências sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Gomes da Silva

Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Psicologia Social Comunitária pela Faculdade de Tecnologia Intensiva (FATECI). Coordenadora técnicoadministrativa do Núcleo Albergue - Casa de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de rua, equipamento social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS-CE).

Deyseane Maria de Araújo Lima

Psicóloga. Formação em Arte Terapia pelo Instituto Aquilae. Formação em Gestalt Terapia com crianças e adolescentes. Formação em Gestalt Terapia. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Ceará). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É membro do Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará (IPhe-CE). É psicóloga clínica no Instituto Anima Christi e professora da graduação e pós-graduação em psicologia.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Silva, M. da C. G. da, & Maria de Araújo Lima, D. (2016). “Eu só quero, eu só queria era poder mudar de vida”: exclusão social e afetividade em adolescentes em situação de rua. Revista De Humanidades (Descontinuada), 30(2), 399–418. https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.399-418

Edição

Seção

Artigos