Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O objetivo da Revista Subjetividades é divulgar e expandir o conhecimento em torno da produção acadêmica e científica, nacional e internacional, em áreas que envolvem as temáticas trabalhadas no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. A Revista Subjetividades publica as mais significativas construções científicas realizadas em torno dos temas: Sujeito, Sofrimento Psíquico, Sociedade, Cultura e Organizações Sociais, apresentadas na forma de artigos originais, relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões sistemáticas de literatura, resenhas de livros ou filmes e entrevistas.

 

Políticas de Seção

Estudos Teóricos

Editores
  • Regina Maciel
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Pesquisa

Editores
  • Regina Maciel
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de Livros

Editores
  • Regina Maciel
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de Filmes

Editores
  • Regina Maciel
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiências

Editores
  • Regina Maciel
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As submissões são inicialmente apreciadas e verificadas quanto à sua originalidade e pertinência do assunto pela Coodenação Editorial. Uma vez aprovados nesta pré-seleção, as submissões passam por verificação de plágio por meio do programa Turnitin.

Se estiverem de acordo com as normas para publicação e forem consideradas como potencialmente publicáveis pela Revista Subjetividades, serão encaminhadas para avaliação pelos pares (double blind review), em que serão destinados a, no mínimo, dois parecerista externos, selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. Ressaltamos que os avaliadores destinados a cada submissão não poderão ser afiliados à instituição de origem do trabalho, pois será preservada a identidade dos autores e consultores.

Os pareceristas revisam a qualidade dos trabalhos de acordo com seu rigor conceitual, relevância acadêmica, originalidade e clareza de exposição. A eles é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho congênere, apresentar sugestões para reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo. Caso o parecer indique reformulações, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso.

Os pareceristas têm um prazo de quinze dias corridos, a partir da data de entrega do artigo, para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério dos Editores responsáveis.

Os pareceristas devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito e declarar-se não qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado.

O formulário de avaliação de manuscritos pode ser acessado aqui. Os pareceres emitidos pelos consultores contêm justificativas que podem sugerir a aprovação para publicação sem alterações, a aprovação para publicação com recomendações de alterações ou a não recomendação de publicação.

 

Periodicidade

A Revista Subjetividades é uma publicação quadrimestral. Em consonância com os padrões conteporâneos de editoração científica, a partir de 2016, a REVISTA SUBJETIVIDADES é publicada apenas na versão eletrônica, com acesso aberto. Isso signifca que o leitor interessado pode acessar gratuitamente os artigos publicados pelo site www.unifor.br/ojs.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar maior democratização do conhecimento. Todo o conteúdo da Revista Subjetividades está registrado sob uma licença Creative Commons que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim) seu conteúdo, desde que seja citado que foi originalmente publicado na Revista Subjetividades.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Porque da mudança do título da revista

Com a mudança de título para REVISTA SUBJETIVIDADES busca-se prosseguir com o compromisso de publicar um saber lúcido e enredado com a pesquisa científica, com a democratização do conhecimento e do espaço universitário no campo da psicologia e, ao mesmo tempo ampliar a direção e prioridades da revista, procurando abarcar todas as linhas de pesquisa do programa.



Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia