Processos de Resiliência em Estudantes Universitários com Deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i3.e11181

Palavras-chave:

Resiliência, Deficiência, Ensino Superior

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior foi uma conquista histórica e repercutiu em dimensões políticas, sociais e psicológicas deste segmento. Este artigo teve por objetivo verificar como a inserção no ensino superior auxilia a promoção de resiliência de estudantes universitários com deficiência. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e com recorte transversal. O trabalho de campo ocorreu em duas universidades (uma pública e outra privada), de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo. Após a definição dos critérios de inclusão, foram recrutados sete participantes, sendo cinco com deficiência visual e dois com deficiência física. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e reflexivas, com todo o material integralmente transcrito e, posteriormente, submetido à análise de conteúdo. Os resultados foram sistematizados em torno de cinco categoriais: a) afirmação identitária e não-vitimização; b) possibilidade de nutrir projetos de vida; c) diferença e reciprocidade; d) experiências de altruísmo; e) participação social, senso crítico e reivindicação de direitos. A pesquisa evidenciou que o acesso à universidade repercutiu de forma positiva na vida dos participantes, impulsionando-os à manutenção e/ou construção de projetos de vida, na promoção do bem-estar e na descoberta de novas possibilidades de existência, antes pouco vivenciadas.

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Biografia do Autor

Isabela Samogim Santos, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Especialista em Docência para o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Enfermagem pela Unoeste.

Alex Sandro Gomes Pessoa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente vinculado ao Departamento de Psicologia (DPsi) e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi-UFSCar). Pesquisador no Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV).

Ariane Rico Gomes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV).

Leticia Yuki de Araújo Furukawa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora vinculada ao LAPREV/UFSCar.

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Publicado

02.02.2022

Como Citar

Santos, I. S., Pessoa, A. S. G., Gomes, A. R., & Furukawa, L. Y. de A. (2022). Processos de Resiliência em Estudantes Universitários com Deficiência. Revista Subjetividades, 21(3), e11181. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i3.e11181

Edição

Seção

Dossiê: Resiliência e Deficiência

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