O Perigo Mora ao Lado: Jornalismo Policial Televisivo e Paranoia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i3.e11317

Palavras-chave:

jornalismo policial, violência, televisão, paranoia, Teoria crítica da sociedade

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a forma como a violência é apresentada nos programas de jornalismo policial televisivo e debater os possíveis efeitos dos programas em seus telespectadores. Selecionamos como material de análise algumas edições de programas do gênero: do Brasil Urgente (TV Bandeirantes São Paulo), do Cidade Alerta e do Balanço Geral (ambos da TV Record São Paulo). Uma amostra aleatória de sete edições foi gravada, transcrita e submetida à análise qualitativa de discurso. Como fundamentação teórica para a interpretação dos programas, utilizou-se um referencial oriundo da Teoria Crítica da sociedade. A partir da análise, chegamos à conclusão de que a estrutura do jornalismo policial parece provocar dois grandes efeitos em seu público: 1) ela coloca seus telespectadores em uma posição conformista, por meio da qual o sistema social é protegido e reforçado; 2) os programas alimentam uma forma paranoica de relação com a realidade social, a partir da construção de uma visão de mundo fundada no medo. O estudo indica, por fim, que programas do gênero podem alimentar processo de exclusão social, ao consolidar estigmas e preconceitos, além de reforçar demandas por um Estado autoritário e violento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Mamblona Marques Romão, Universidade de Oxford

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford. Mestre e Bacharel em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Alan Osmo, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Psicologia pela USP.

Referências

Adorno, T. W. (2006). A teoria freudiana e o padrão da propaganda fascista. Margem esquerda: ensaios marxistas, 7,164-189. (Originalmente publicado em 1951)

Adorno, T. W., & Horkheimer, M. (2006). Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Originalmente publicado em 1947)

Borges, R. S. (2002). Jornalismo-verdade ou condenação sumária: Jornalismo policial e os mal-ditos no programa de TV Bandeirantes. Dissertação de Mestrado, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Caldeira, T. P. R. (2011). Cidade de muros: Crime, segregação e cidadania em São Paulo (3a ed.). São Paulo: Editora 34.

Carta Capital. (31 de janeiro de 2013). Band é condenada por relacionar ateus a crimes bárbaros. Link

Endo, P. (2005). A violência no coração da cidade: Um estudo psicanalítico sobre as violências na cidade de São Paulo. São Paulo: Escuta.

Freud, S. (2010). Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“O caso Schreber”). In S. Freud, Obras completas, volume 10: Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“O Caso Schreber”), artigos sobre técnica e outros textos (1911-1913) (pp. 13-107). São Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1911)

Periago, F. R. (2004). O perfil do repórter de telejornal policial no Brasil. Dissertação de Mestrado, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Youtube. (1992). Aqui Agora-1993-estreia novo cenário [Vídeo online]. Link

Youtube. (1991). Gil Gomes no Aqui Agora, do SBT [Vídeo online]. Link

Downloads

Publicado

10.01.2022

Como Citar

Romão, D. M. M., & Osmo, A. (2022). O Perigo Mora ao Lado: Jornalismo Policial Televisivo e Paranoia. Revista Subjetividades, 21(3), e11317. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i3.e11317

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa