O símbolo que surge com o Pai

Autores

  • Pedro Teixeira Castilho Instituto Santo Tomás de Aquino

Resumo

Este artigo propõe o retorno de Lacan à Freud no que concerne à experiência de morte pela palavra. A partir do texto fundante de Lacan: O discurso de Roma, o autor demonstra que Lacan vincula a construção freudiana do desejo de morte do Pai à experiência da palavra. A gênese do recalque estaria vinculada à fixação do significante no surgimento do enfans. Para tanto demonstra-se que o significante, a partir da teoria da linguagem, é de presença e ausência. Isso quer dizer que o funcionamento do significante traz como desdobramento o sujeito que crê em suas paixões. As paixões de amor, do ódio e da ignorância são a tradução do jogo do significante. Isso leva o autor a concluir que o sujeito de crença seria a manifestação destas paixões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Teixeira Castilho, Instituto Santo Tomás de Aquino

Professor de Psicologia do Curso de Filosofia do Instituto Santo Tomás de Aquino. Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Como Citar

Castilho, P. T. (2009). O símbolo que surge com o Pai. Revista Subjetividades, 8(2), 407–426. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/12

Edição

Seção

Artigos