Sujeito, sofrimento psiquico e contemporaneidade: uma posição

Autores

  • Henrique Figeiredo Carneiro

Resumo

A clínica psicanalítica se depara hoje com os efeitos de novas realidades discursivas. Entre elas, o discurso da tecnociência merece grande destaque por afetar radicalmente a posição do sujeito diante do objeto de consumo e, conseqüentemente, a relação que estabelece com o corpo em função do mal-estar na cultura. Este artigo discute a partir da transferência, a posição do analista diante desta realidade discursiva e aponta os efeitos sintomáticos do discurso tecnocientífico em função do incremento das adições e do apagamento do sexo como formas constatáveis de dessubjetivação. Palavras-chave: discurso tecnocientífico; posição do analista; clínica psicanalítica; transferência; clínica do objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Figeiredo Carneiro

Psicanalista, Doutor pela Universidade Pontificia de Comillas - Espanha, Membro Fundador de Logos Espaço Psicanálise, Professor Titular e Coordenador do Mestrado em Psicologia da UNIFOR.

Downloads

Publicado

20.10.2004

Como Citar

Figeiredo Carneiro, H. (2004). Sujeito, sofrimento psiquico e contemporaneidade: uma posição. Revista Subjetividades, 4(2), 277–295. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1506

Edição

Seção

Artigos