Câncer infantil: organização familiar e doença

Autores

  • Catarina Nívea Bezerra Menezes
  • Paola Moura Passareli
  • Fernanda Souza Drude
  • Manoel Antônio dos Santos
  • Elizabeth Ranier Martins do Valle

Resumo

Trata-se de um estudo bibliográfico que objetivou investigar a literatura psicossocial sobre as experiências das famílias que têm crianças e adolescentes com câncer, publicada no contexto brasileiro nos últimos dez anos. Almejou-se traçar um panorama do estado da arte das publicações nessa área, identificando possíveis lacunas e tendências. Para a coleta de dados, foi utilizado o método do levantamento bibliográfico, mediante a busca não-sistemática de artigos indexados e livros. As publicações foram submetidas a uma análise qualitativa, agrupando-se os achados considerados relevantes para orientar as intervenções da equipe de saúde. Os resultados evidenciaram um número crescente de publicações nessa área, que mostram que a equipe multiprofissional necessita oferecer informações e apoio contínuo às famílias para ajudálas a enfrentar as situações estressantes, de modo que possam colaborar e participar ativamente do tratamento. Palavras-chave: câncer infantil, oncologia pediátrica, neoplasias, criança, cuidado psicossocial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Nívea Bezerra Menezes

Filósofa. Psicóloga. Mestre e doutoranda em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Paola Moura Passareli

Psicóloga. Mestranda em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Fernanda Souza Drude

Psicóloga da Fundação Pio XII, Hospital de Câncer de Barretos.

Manoel Antônio dos Santos

Psicólogo. Professor doutor do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP. Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde – NEPPS.

Elizabeth Ranier Martins do Valle

Psicóloga. Professora Associada (aposentada) do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia de Ribeirão Preto, USP. Docente do curso de Psicologia da UNAERP.

Downloads

Publicado

28.06.2007

Como Citar

Bezerra Menezes, C. N., Moura Passareli, P., Souza Drude, F., Antônio dos Santos, M., & Martins do Valle, E. R. (2007). Câncer infantil: organização familiar e doença. Revista Subjetividades, 7(1), 191–210. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1579

Edição

Seção

Artigos