O lugar da alteridade na psicologia ambiental

Autores

  • Helenira Fonsêca de Alencar
  • José Célio Freire

Resumo

Este artigo retoma uma discussão sobre o lugar da alteridade na Psicologia Ambiental, analisando as seguintes categorias: apropriação do espaço, identidade de lugar, apego a lugares e mapas afetivos. Com essa análise, investigamos, dentro da perspectiva transacionalista da Psicologia Ambiental, o lugar do outro na relação do sujeito com o ambiente, a partir de uma ética baseada na concepção da alteridade radical de Emmanuel Lévinas. Realizamos um estudo teórico-crítico das dimensões éticas envolvidas nos postulados teóricos da Psicologia Ambiental, a partir da metodologia desconstrucionista (Derrida), que utiliza a polissemia, a disseminação, a repetição e a diferença como elementos discursivos. Quanto ao conceito de apropriação do espaço, foi realizada uma discussão sobre a centralidade do eu em detrimento da alteridade e o esforço para transformar o outro no mesmo, através de um processo ativo ou simbólico. O conceito de identidade de lugar foi desconstruído a partir do conceito de identificação, o qual remete ao de apropriação do espaço. A ele foram propostos os conceitos de ipseidade e de hospitalidade ao ambiente outro, como alternativas éticas de acolhimento da alteridade. Encontramos a possibilidade ética da alteridade nos conceitos de apego ao lugar e mapas afetivos quando estes implicam no acolhimento do diferente, independente de uma identificação prévia com este. Palavras-chave: ética, alteridade, subjetividade, Psicologia Ambiental, desconstrução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helenira Fonsêca de Alencar

Aluna do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), à época bolsista do Programa de Iniciação Científica (CNPq-UFC). Membro do Laboratório de Psicologia Ambiental da UFC (LOCUS).

José Célio Freire

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC e do Departamento de Psicologia da UFC. Coordenador do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (LAPSUS).

Downloads

Publicado

28.10.2007

Como Citar

Fonsêca de Alencar, H., & Célio Freire, J. (2007). O lugar da alteridade na psicologia ambiental. Revista Subjetividades, 7(2), 305–328. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1587

Edição

Seção

Artigos