Perversão: uma estrutura, uma montagem ou outra coisa?

Autores

  • Maria Tereza Perez
  • Caio César Souza Camargo Próchno
  • João Luiz Leitão Paravidini

Resumo

No presente artigo, a partir de questionamentos oriundos de uma pesquisa sobre a possível clínica da perversão, a diferenciação entre montagens perversas e identidade estrutural se situou como um nó central. Portanto visou-se nesse trabalho fazer um contraponto entre montagem e estrutura perversa através da narrativa produzida de duas vinhetas clínicas e de suas subseqüentes análises. Por estrutura podemos entender um conjunto de um sistema de elementos que obedecem a leis internas de funcionamento de modo que se um dos elementos se mover, a lógica que regula o conjunto também modifica os demais elementos da estrutura. Por outro lado, montagem seria a reunião de partes de modo que possam funcionar e cumprir um fim utilitário. O desdobramento produzido em tais análises levou-nos a caracterizar através da nomeação de funções, as diferentes faces que o Outro assume na perversão, em que a engenharia do fetiche faz sua diferença. Porém, ao percorrer o caminho do estruturalismo na psicanálise, via Lacan, foi possível considerar alguns impasses que se desenharam quando este psicanalista procurou engendrar sujeito e estrutura. Nesse sentido, apesar da diferenciação apontada entre montagens e identidades estruturais, outra coisa toma a cena clínica como sendo o fundamental na clínica das perversões. Palavras-chave: perversão, estrutura, montagem, outro, sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Tereza Perez

Psicóloga do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência) de Uberlândia. Mestranda em Psicologia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia.

Caio César Souza Camargo Próchno

Psicólogo. Bacharel em Filosofia. Professor Associado do Instituto de Psicologia e da Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pós-Doutor pelo Instituto de Filosofia da Universidade de Leipzig (Alemanha).

João Luiz Leitão Paravidini

Psicólogo. Psicanalista. Professor Adjunto do Instituto de Psicologia e da Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Saúde Mental pela Universidade de Campinas.

Downloads

Publicado

29.04.2009

Como Citar

Tereza Perez, M., Camargo Próchno, C. C. S., & Leitão Paravidini, J. L. (2009). Perversão: uma estrutura, uma montagem ou outra coisa?. Revista Subjetividades, 9(1), 187–207. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1619

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)