Subjetividade, crise e educação ambiental

Autores

  • Marlécio Maknamara
  • Miguel Mahfoud

Resumo

No âmbito das discussões realizadas sobre as possibilidades de efetivação de intervenções pedagógicas mais críticas, emancipatórias e criativas sobre a problemática ambiental, a subjetividade desponta como categoria central para um redimensionamento do lugar que o sujeito tem ocupado no campo da Educação Ambiental. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir a questão da subjetividade do educador ambiental como abertura à totalidade do ser. Partindo de uma visão fenomenológica acerca da subjetividade, argumenta que a percepção do sujeito como elemento da totalidade do ser é condição primordial para a prática de educadores ambientais interessados em superar aquilo que é denominado crise ambiental. Apresenta e problematiza algumas explicações recorrentes acerca das possíveis origens e causas de tal crise. Identifica possibilidades de vivência da subjetividade em torno das diferentes formas a partir das quais ela é entendida na contemporaneidade. Questiona a idéia de que vivenciamos uma crise ambiental vinculando essa discussão à necessidade de problematização da subjetividade dos educadores ambientais e de alguns reflexos que isso traz para suas práticas pedagógicas. Conclui pela necessidade de valorização da subjetividade de forma que os diferentes sujeitos da Educação Ambiental sintam-se coautores de vivências restauradoras dos encontros de cada um consigo, com o outro e com o todo. Palavras-chave: fenomenologia, totalidade, subjetividade, educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlécio Maknamara

Professor Assistente da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Miguel Mahfoud

Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (LAPS) da UFMG.

Downloads

Publicado

29.04.2009

Como Citar

Maknamara, M., & Mahfoud, M. (2009). Subjetividade, crise e educação ambiental. Revista Subjetividades, 9(1), 251–275. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1622

Edição

Seção

Artigos