Nascimento psíquico e contemporaneidade: implicações metapsicológicas nos modos de estruturação subjetiva

Autores

  • João Luiz Leitão Paravidini
  • Tiago Humberto Rodrigues Rocha
  • Hélvia Cristine Castro Silva Perfeito
  • Adriana Fayad Campos
  • Andréa Gonçalves Dias

Resumo

As transformações subjetivas sempre estiveram atreladas às macro modificações sociais que acompanharam a história da humanidade. De tal sorte, uma detida reflexão sobre a composição tanto do social, quanto da subjetividade, deve fazer parte de toda tentativa de apreensão da multiplicidade constitutiva do sujeito humano. Este trabalho estrutura-se dentro da compreensão lacaniana do nascimento psíquico e tem como objetivo refletir sobre as transformações subjetivas associadas ao atual contexto sócio-histórico-cultural, tendo como recortes uma propaganda televisiva e o uso do telefone celular. A partir de tais elementos contemporâneos, pensamos a possibilidade de uma análise do processo de subjetivação quanto ao conceito de alteridade, noção fundamental na estruturação psíquica. As relações de gozo da contemporaneidade são cada vez mais vividas num campo de busca pela não ausência de faltas. Essas são a todo instante compensadas com um sujeito excessivamente operante, produtor de atos desprovidos de simbolismo. Assim, procuramos articular as implicações deste sujeito contemporâneo – que vive novos modos intersubjetivos – com a questão do nascimento psíquico na atualidade. Palavras-chave: psicanálise, formação do psiquismo, alteridade, subjetivação, contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luiz Leitão Paravidini

Psicólogo. Psicanalista. Professor Adjunto do Instituto de Psicologia e da Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Saúde Mental pela Universidade de Campinas.

Tiago Humberto Rodrigues Rocha

Psicólogo. Professor da Sociedade de Ensino Superior de Patos de Minas. Mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Clínica Psicanalítica pela UFU-MG.

Hélvia Cristine Castro Silva Perfeito

Psicóloga do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Psicologia Clínica. Mestra em Psicologia Aplicada pela UFU-MG.

Adriana Fayad Campos

Psicóloga. Mestra em Psicologia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Psicologia do Esporte pela UniFMU – Faculdades Metropolitanas Unidas-SP

Andréa Gonçalves Dias

Psicóloga. Esquizodramatista pelo Instituto Félix Guattari em Uberaba. Especialista em Gestalt Terapia pelo Instituto de Gestalt Terapia do Triângulo Mineiro. Mestra em Psicologia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

03.06.2008

Como Citar

Leitão Paravidini, J. L., Humberto Rodrigues Rocha, T., Cristine Castro Silva Perfeito, H., Fayad Campos, A., & Gonçalves Dias, A. (2008). Nascimento psíquico e contemporaneidade: implicações metapsicológicas nos modos de estruturação subjetiva. Revista Subjetividades, 8(1), 195–224. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1645

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)