Considerações a respeito da concepção de religião nos textos freudianos “O futuro de uma ilusão” e “O mal-estar na cultura”

Autores

  • Wilson Camilo Chaves Universidade Federal de São João Del Rei
  • Rita Helena Gonçalves Nani

Resumo

Este artigo visa elucidar a concepção de religião nos textos freudianos O Futuro de uma Ilusão, de 1927, e O Mal-Estar na Cultura, de 1929-30. Este trabalho se justifica uma vez que se tornou lugar comum a premissa de que para Freud a religião não passa de uma ilusão, próxima ao adjetivo “ópio” que lhe deu Karl Marx. O homem se torna psiquicamente dependente de suas crenças de tal maneira que não consegue suportar a vida sem ter em sua base uma religião. Freud, em O Futuro de uma Ilusão afirma que as religiões são ilusões na medida em que se originam do desejo humano. Como são ilusões e não constituem objeto das ciências, não oferecem margem para questionamentos a respeito de sua autenticidade. Já no texto O Mal-Estar na Cultura tenta compreender a origem do sentimento oceânico, inerente à religiosidade. Elabora a hipótese de ser uma extensão do sentimento primário do eu. Para este autor, o sentimento religioso é expressão de uma necessidade intensa, que poderia ser uma “reedição” do sentimento de desamparo infantil. Ou seja, seria a reedição da necessidade de proteção de um pai vivida na infância, de uma proteção contra um poder superior do destino. Conclui-se que, em ambos os textos freudianos, a religião é uma das expressões do desejo humano, daí seu caráter ilusório. Sua força está no fato de que é fonte de necessidade intensa de uma busca pelo Pai, reeditando a condição de desamparo infantil. Palavras-chave: religião, teoria freudiana, reedição do desamparo infantil, ilusão, Psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Camilo Chaves, Universidade Federal de São João Del Rei

Professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João Del Rei.

Rita Helena Gonçalves Nani

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João Del Rei. Ex-bolsista de Iniciação Científica do PIBIC/CNPQ.

Downloads

Publicado

03.08.2008

Como Citar

Chaves, W. C., & Helena Gonçalves Nani, R. (2008). Considerações a respeito da concepção de religião nos textos freudianos “O futuro de uma ilusão” e “O mal-estar na cultura”. Revista Subjetividades, 8(2), 453–473. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1658

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)