Don Quixote e a transgressão do saber

Autores

  • Paulo Roberto Ceccarelli

Resumo

A partir de algumas passagens do texto de Cervantes Don Quixote de La Mancha, o autor propõe reflexões sobre a questão da realidade, da verdade, do saber e de sua transgressão. Don Quixote morre em paz após ter deixado a incerteza da realidade, visitado a loucura da certeza, e, finalmente, ter-se resignado ao fato de que qualquer abordagem da realidade é sempre uma construção que tem, também, a função de um mito fundador. Para aprofundar o debate sobre a questão, o autor utiliza algumas referências da física quântica a fim de fazer um diálogo transdisciplinar entre esta disciplina e a psicanálise para mostrar que tanto para uma, quanto para a outra, a realidade é sempre uma construção. O autor sustenta que, justamente por ser uma construção, a verdade será constantemente destituída para ceder lugar a outra que, por sua vez, será também destituída. Cervantes pertence à tradição intelectual de Erasmo de Roterdam, e seu Don Quixote deambula pelo universo de Erasmo no qual qualquer verdade é suspeita, e tudo banha na incerteza. Don Quixote de La Mancha é o resultado do encontro da sabedoria de Roterdam com a loucura de La Mancha. Ao ultrapassar o “sabido”, Don Quixote transgride uma verdade até então tida por sagrada e como garantia de um saber e, por conseguinte, de um possível controle sobre o mundo. A transgressão produz momentos de virada sem que exista, evidentemente, uma transgressão ultima, o que equivaleria a recriar o mito de um conhecimento absoluto. Segundo a autor, falta à prática teórica-clínica atual o movimento transgressivo necessário para deixarmos o abrigo das verdades construídas. Palavras-chave: mito; verdade; loucura, saber; transgressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Ceccarelli

Psicólogo; psicanalista; Doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise por Paris VII; Membro da Assoc. Univer. de Pesquisa em Psicop. Fundamental; Sócio de CPMG; Membro da “Société de Psychanalyse Freudienne, Paris - França; Professor de Psicologia da PUC-MG.

Downloads

Publicado

03.09.2009

Como Citar

Roberto Ceccarelli, P. (2009). Don Quixote e a transgressão do saber. Revista Subjetividades, 9(3), 917–937. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1668

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)