Os Caminhos da Feminilidade em Preciosidade, de Clarice Lispector

Autores

  • Maria Sílvia Antunes Furtado

Resumo

Um diálogo entre a Psicanálise e a Literatura – que toma como ponto de partida a leitura do conto Preciosidade, de Clarice Lispector – permite, dentre outras possibilidades, a abordagem do tema da feminilidade. O campo do sexual, para a Psicanálise é desnaturalizado. A feminilidade não é natural, ela não está atrelada ao gênero, não tem disposição etiológica. Ela vem a ser constituída a partir de um caminho singular, pela via da identificação, que ocorre a partir da vivência infantil inconsciente do complexo de Édipo-castração, cuja dissolução marca a estrutura psíquica do sujeito para o resto de sua vida, na medida em que dela resulta uma instância de lei psíquica denominada de superego. A partir das marcas deixadas por essa vivência inconsciente, o sujeito irá responder às suas questões de um determinado lugar e de uma posição subjetiva singular. Alguns conceitos psicanalíticos, segundo as concepções de Freud e Lacan, serão abordados no trabalho, a fim de subsidiar o diálogo entre o campo literário e o psicanalítico. Dos interstícios da leitura do conto Preciosidade serão ressaltadas passagens literárias específicas que abordam, ficcionalmente, aspectos da subjetividade feminina. A constituição da feminilidade é permeada por impasses, perdas e desdobramentos, diante dos quais a protagonista se vê convocada, para aceder a uma posição feminina. Palavras-chave: Psicanálise. Literatura. Subjetividade. Feminilidade. Clarice Lispector.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Sílvia Antunes Furtado

Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Mestre em Teoria da Literatura/ UFRJ. Membro da Escola de Psicanálise do Maranhão. Líder do DGP/CNPq Literatura, Linguagem e Psicanálise.

Downloads

Publicado

03.09.2009

Como Citar

Sílvia Antunes Furtado, M. (2009). Os Caminhos da Feminilidade em Preciosidade, de Clarice Lispector. Revista Subjetividades, 9(3), 983–1004. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1671

Edição

Seção

Artigos