Formação em psicologia e as novas demandas sociais: relato dos egressos da Universidade de Fortaleza

Karla Patrícia Holanda Martins, Tereza Gláucia Rocha Matos, Regina Heloisa Mattei de Oliveira Maciel

Resumo


Resumo O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a formação do psicólogo tomando como referencia o discurso dos egressos do curso de psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR – universidade privada mantida pela Fundação Edson Queiroz, a fim de verificar se a formação profissional responde às demandas sociais da região. A pesquisa foi realizada por meio de questionários enviados a todos os egressos que concluíram o curso no período compreendido entre 2001 e 2005, totalizando 436 indivíduos. Dos 60 respondentes, correspondendo a 13% do total de egressos do período, 81,7% atuam como psicólogos e 18,3% trabalham em atividades não relacionadas à psicologia ou estão momentaneamente desempregados. As áreas de atuação desses profissionais dividem-se em psicologia organizacional e do trabalho (35,8%); psicologia clínica (30,6%); psicologia social/ saúde/comunitária (20%) e; psicologia escolar (12%). Muitos profissionais atuam em duas ou até três áreas diferentes em locais distintos ou em duas atividades em um mesmo local. A partir dos dados coletados observa-se o enriquecimento das práticas profissionais do psicólogo, principalmente direcionadas aos campos sociais e da saúde, focalizando o sofrimento da população e colocando em debate a formação do profissional de psicologia diante das demandas sociais surgidas nas últimas décadas. Os resultados encontrados podem contribuir para a questão da reestruturação curricular dos cursos de psicologia, posto terem possibilitado avaliar o percurso acadêmico dos egressos, bem como as demandas sociais feitas aos profissionais da área, abrindo novas diretrizes para o planejamento de oportunidades de reciclagens sistemáticas e contínuas. Palavras-chave: formação, psicologia, egresso, profissão, demandas sociais.

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Revista Subjetividades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2359-0777

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