Representações Sociais do Mal-estar no Trabalho para Professores-gestores

Autores

  • Tatiana de Lucena Torres
  • Pedro F. Bendassolli
  • André Torres de Lima
  • Jéssica Silva de Freitas
  • Beatriz Gonçalves Lima

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.14.2.319-328

Palavras-chave:

mal-estar, trabalho, gestão, universidade, representação social.

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar o conteúdo e estrutura das representações sociais do mal-estar no trabalho entre professores que exerciam cargos de gestão em uma universidade pública. Participaram da pesquisa 20 professores ocupando cargos de gestão, os quais responderam a uma rede associativa, seguida de uma entrevista semiestruturada aplicada individualmente. A palavra-estímulo da rede associativa foi mal-estar no trabalho. Foram realizadas análises de evocação dessas redes, considerando índices de polaridade, neutralidade e estereotipia. Além disso, o conteúdo transcrito foi analisado com auxílio de um software de análise textual e lexicográfica. Os elementos mais evocados na rede associativa foram: falta de estrutura, disputa de poder, baixo salário, estresse, falta de compromisso. A rede associativa apresentou pouca estereotipia, polaridade negativa e baixa neutralidade, confirmando heterogeneidade do conteúdo evocado. A análise textual e lexicográfica das entrevistas indicou que a função de gestão foi caracterizada como promotora de mal-estar no trabalho, especialmente por conta de gerar uma mudança de atuação, de professor para gestor, permeada por situações interpessoais conflituosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana de Lucena Torres

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pedro F. Bendassolli

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

André Torres de Lima

Psicólogo formado pela Univercidade Federal do Rio Grande do Norte e aluno de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jéssica Silva de Freitas

Psicóloga e aluna de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Beatriz Gonçalves Lima

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Iniciação Científica, Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

01.08.2014

Como Citar

Torres, T. de L., Bendassolli, P. F., Lima, A. T. de, Freitas, J. S. de, & Lima, B. G. (2014). Representações Sociais do Mal-estar no Trabalho para Professores-gestores. Revista Subjetividades, 14(2), 319–328. https://doi.org/10.5020/23590777.14.2.319-328

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)