O Conceito de Angústia e suas Relações com a Linguagem

Autores

  • Isloany Dias Machado
  • Tiago Ravanello

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.14.2.329-342

Palavras-chave:

psicanálise, angústia, linguagem, afeto, clínica.

Resumo

O objetivo deste trabalho é sustentar a hipótese de que o conceito da angústia, assim como os demais conceitos da economia psíquica, podem ser abordados segundo o axioma lacaniano do inconsciente estruturado como uma linguagem. Com este intuito, percorremos as duas teorias freudianas da angústia, a primeira como afeto transformado a partir do recalque, e a segunda, pertencente à segunda tópica, da angústia como sinal que aponta para o recalque, ou seja, como causa deste. Em seguida, propomos um cotejo entre o conceito de angústia e as descrições de transtorno de ansiedade presentes no DSM-IV-TR e na CID 10, com o objetivo de apontar para um resquício da utilização da terminologia freudiana nos manuais, apesar de sua proposta universalizante e estritamente descritiva, sem o uso de referências teóricas diretas. Nossa proposta, ao fazer este diálogo, indica que há mais divergências do que aproximações entre os apontamentos freudianos e tal modelo de nosografia, já que esta separa fenômeno e sujeito, sem considerar as causalidades e a possibilidade de produção subjetiva. Ao contrário deste apagamento do sujeito proposto pelos manuais, temos as conceituações lacanianas sobre angústia, sobretudo a partir do Seminário 10, como afeto que não engana e como constitutivo da estruturação subjetiva. Dentro desta perspectiva, destacamos alguns aspectos da abordagem da angústia na clínica psicanalítica, a partir dos conceitos de objeto a e do discurso do analista como norte para a atuação do psicanalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isloany Dias Machado

Especialização em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados. Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Tiago Ravanello

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado e Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (2009). Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

01.08.2014

Como Citar

Machado, I. D., & Ravanello, T. (2014). O Conceito de Angústia e suas Relações com a Linguagem. Revista Subjetividades, 14(2), 329–342. https://doi.org/10.5020/23590777.14.2.329-342

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)