As Vivências de um Grupo de Pacientes com Transtornos Alimentares: A Relação com o Espelho e a Imagem Corporal

Autores

  • Gabriela Andrea Leite Gonzalez
  • Ernindo Sacomani Junior
  • Regina de Cássia Rondina

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.14.3.383-394

Palavras-chave:

transtornos psicológicos, transtorno alimentar, imagem corporal, anorexia nervosa, bulimia nervosa.

Resumo

A incidência de transtorno alimentar (TA) na população vem aumentando progressivamente. Dentre os diferentes problemas relacionados à alimentação, destacam-se a anorexia nervosa (AN) e a bulimia nervosa (BN). O objetivo desta pesquisa é investigar como pacientes atendidos em um ambulatório de saúde mental vivenciaram o aparecimento de sintomas de TA. Foram convidados a participar voluntariamente deste estudo dez pacientes em atendimento junto ao Hospital das Clínicas de uma cidade do oeste paulista. Seis concordaram em participar. Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Os depoimentos revelam dois fatores que favoreceram o aparecimento de TA, segundo a ótica das entrevistadas: conflitos em relacionamentos interpessoais e pressão social para emagrecimento/estigmatização. Possivelmente, influências socioculturais permeiam as significações atribuídas pelas pacientes à sua imagem refletida no espelho, contribuindo para o aparecimento de distorções na percepção do peso e forma corporal. Os resultados deste estudo sugerem ainda que, muitas vezes, a tomada de consciência do problema demora a ocorrer. Assim, o envolvimento de familiares e o fornecimento de informações e orientações sobre a natureza do transtorno são essenciais no escopo das intervenções para tratamento do problema. Supõe-se que programas de natureza preventiva, destinados à melhoria do funcionamento interpessoal dos adolescentes, poderiam minimizar o risco do aparecimento de TA. Este estudo pretende contribuir com ações dessa natureza, além de subsidiar equipes multiprofissionais no atendimento aos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Andrea Leite Gonzalez

Aprimoramento em Saúde Mental em Terapia Ocupacional no Instituto de Psiquiatria - Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Ernindo Sacomani Junior

Prof. Ms Faculdade de Medicina de Marilia (Famema).

Regina de Cássia Rondina

Profa. Assistente Doutora. Departamento de Psicologia e Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, Marilia).

Downloads

Publicado

01.12.2014

Como Citar

Gonzalez, G. A. L., Junior, E. S., & Rondina, R. de C. (2014). As Vivências de um Grupo de Pacientes com Transtornos Alimentares: A Relação com o Espelho e a Imagem Corporal. Revista Subjetividades, 14(3), 383–394. https://doi.org/10.5020/23590777.14.3.383-394

Edição

Seção

Artigos