A Questão do Narcisismo na Melancolia

Autores

  • Thalita Lacerda Nobre

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.9-16

Palavras-chave:

melancolia, narcisismo, ego ideal, superego, ideal do ego.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir sobre os conceitos de narcisismo primário e secundário seguindo o percurso de Freud a partir de 1910 e no importante trabalho de 1914: “Sobre o narcisismo – uma introdução”. Após esta discussão, a autora apresenta, dentro do referencial freudiano, a correlação entre o narcisismo e a melancolia, enfatizando principalmente, a gênese e os sintomas desta patologia. A autora faz também um percurso sobre o conceito de narcisismo, utilizando os entendimentos de Laplanche e outros autores que contribuem com proposições clínicas. Além disso, busca discutir, a partir das postulações freudianas em “Luto e melancolia” (1917[1915]) a respeito da movimentação do objeto dentro do ego, o conflito entre ego e superego, os prejuízos quanto a desidealização do ego, a identificação peculiar a esta patologia e o conflito entre pulsão de vida e pulsão de morte. A fim de enriquecer a discussão, a autora apresenta a respeito da acídia, como característica desta neurose narcísica. Para concluir o estudo, a autora apresenta algumas contribuições de autores que escrevem a respeito da clínica da melancolia, buscando enfatizar que o tratamento psicanalítico da melancolia reside no trabalho para que o ego possa voltar a ser investido narcisicamente a fim de criar defesas contra o superego sádico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita Lacerda Nobre

Psicóloga Clínica graduada pela UNISANTOS, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP (Núcleo Psicanálise), Especialista em Gestão Estratégica de RH pela Universidade Castelo Branco/Exército brasileiro, Docente e supervisora de estágios na UNIP/Santos-SP e UNISANTOS e trabalha em consultório particular.

Downloads

Publicado

01.04.2015

Como Citar

Nobre, T. L. (2015). A Questão do Narcisismo na Melancolia. Revista Subjetividades, 15(1), 9–16. https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.9-16

Edição

Seção

Artigos