Vergonha: Acrescentando um pouco de Tempero

Autores

  • Polyana Schimith
  • Sávio Silveira de Queiroz
  • Alberto Murta

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.17-23

Palavras-chave:

vergonha, gozo, significante-mestre, Psicanálise, supereu.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar, à luz do Seminário, livro 17: O avesso da psicanálise, de Jacques Lacan, o estatuto da vergonha na contemporaneidade. O conceito lacaniano de vergonha indica que esse sentimento tem uma relação intrínseca com significante-mestre. Lacan mostra que o sentimento de vergonha está desaparecendo. Essa afirmação nos intrigou e nos fez questionar o que está causando a ausência da vergonha em nossa sociedade. Observamos que houve uma mudança sociedade: o gozo que antes deveria ser encoberto com o véu da vergonha passou a ser escancarado e desavergonhado. Paralelamente, ocorre uma mudança no estatuto do superego, que agora pode ser lido como portador do imperativo de gozo. Mesmo afirmando a ausência da vergonha, Lacan não deixa de apontar que esse é um sentimento importante para a sociedade, bem como para a experiência de análise, pois nos ajuda a lembrar que temos um significante-mestre de onde provém o gozo. Lacan sugere que, durante uma análise, é desejável reconfigurar a vergonha de outra forma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Polyana Schimith

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em Psicologia, na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFES.

Sávio Silveira de Queiroz

Professor Associado no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da UFES e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Alberto Murta

Graduação em Psicologia pela UFES. Mestrado em Filosofia – UFMG. Doutorado em Psicanalise e Campo Freudiano - Université Paris VIII (1996). Pós-doutorado pela UFF. Professor no Departamento de Psicologia na UFES.

Downloads

Publicado

01.12.2014

Como Citar

Schimith, P., Queiroz, S. S. de, & Murta, A. (2014). Vergonha: Acrescentando um pouco de Tempero. Revista Subjetividades, 15(1), 17–23. https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.17-23

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)