Psicanálise e Construção do Caso Clínico: Considerações sobre um Dispositivo Terapêutico

Autores

  • Raquel Lima Pedrosa
  • Leônia Cavalcante Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.76-83

Palavras-chave:

psicanálise, construção de caso clínico, dispositivo terapêutico, equipe, saúde mental.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a construção do caso como um dispositivo clínico psicanalítico capaz de responder aos desafios do campo da saúde mental. A metodologia consistiu em um levantamento bibliográfico a partir de comentadores da psicanálise, tais como Vorcaro, Viganò e Figueiredo. A pesquisa teve como referência os descritores saúde mental, psicanálise e construção do caso clínico. De acordo com a discussão desses autores, a construção do caso clínico se caracteriza como uma proposta de trabalho e de investigação de orientação psicanalítica que norteia a conduta em equipe a partir da reflexão sobre as particularidades vivenciadas no contexto da saúde pública, da instituição e dos sintomas dos sujeitos, possibilitando a realização do trabalho em um solo comum a todos os profissionais da área da saúde mental. Tais características são consideradas fundamentais frente aos desafios do cenário da saúde mental que se caracteriza cada vez mais amplo e heterogêneo devido às mudanças advindas com a criação do SUS e da reforma psiquiátrica. Dessa forma, defendemos a construção do caso clínico como um dispositivo capaz de abranger a amplitude, as singularidades e as divergências, problematizando os pilares organizadores da clínica e os entraves institucionais, mobilizando o sujeito em seu diagnóstico permitindo que surja um espaço para que a subjetividade possa advir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Lima Pedrosa

Profa. da Faculdade Integrada Tiradentes – Fits. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em psicologia pela Universidade de Fortaleza.

Leônia Cavalcante Teixeira

Profa. Titular do Programa de Pós - Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Dra. em Saúde Coletiva com Pós - Doutorado em Psicologia. Ms em Educação. Membro do GT da ANPEPP “Dispositivos clínicos em saúde mental”

Downloads

Publicado

01.04.2015

Como Citar

Pedrosa, R. L., & Teixeira, L. C. (2015). Psicanálise e Construção do Caso Clínico: Considerações sobre um Dispositivo Terapêutico. Revista Subjetividades, 15(1), 76–83. https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.76-83

Edição

Seção

Artigos