O Mal-estar na Sala de Aula como Impulso Criador

Autores

  • Robineia da Costa Seraphim
  • Márcia Aparecida Amador Mascia

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.95-104

Palavras-chave:

educação, mal-estar, arte, análise do discurso, sujeito desejante.

Resumo

Este trabalho é parte de um estudo realizado entre os anos de 2010 e 2011 no programa de Mestrado em Educação. O referido trabalho discute o mal-estar presente nas relações que se dão nas salas de aula nos dias atuais, por conta da falta de limites dos adolescentes. Neste artigo, apresentamos a análise de uma aluna de 15 anos de idade, do sexo feminino, que responde parcialmente à demanda da escola enquanto um sujeito plenamente desejante. O material coletado para a análise se refere a relatos do processo de criação artística e o seu produto final, o objeto de arte desenvolvido pela adolescente. A pesquisa se sustenta nos estudos de Salles sobre os processos de criação artística e em alguns insights psicanalíticos sobre as novas formas de subjetivação de Birman e Forbes e, por fim, na análise do discurso francesa de Michel Pêcheux que entende o discurso como uma malha composta pela história, pela ideologia e pelo inconsciente. Como resultado, constatamos uma mudança de funcionamento psíquico dos alunos da atualidade em relação ao aluno da era moderna. Tal mudança diz respeito a um enfraquecimento da postura desejante em relação à escola e a sua forma de organização como um todo. Em outras palavras, os adolescentes não estão mais vendo a escola como objeto de desejo. Estamos diante de uma ambivalência do sujeito-aluno, um sujeito que, na atualidade, é incapaz de se fazer plenamente desejante como ainda almeja a escola na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robineia da Costa Seraphim

Mestre em Educação pela Universidade São Francisco, Professora de Ed. Básica das Redes Públicas Estadual de São Paulo e Municipal de Itatiba.

Márcia Aparecida Amador Mascia

Doutora em Linguística Aplicada e professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.

Downloads

Publicado

01.04.2015

Como Citar

Seraphim, R. da C., & Mascia, M. A. A. (2015). O Mal-estar na Sala de Aula como Impulso Criador. Revista Subjetividades, 15(1), 95–104. https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.95-104

Edição

Seção

Artigos