Psicologia Cultural e Socioeducação: Reflexões sobre Desenvolvimento Humano e Infração Juvenil

Dayane Silva Rodrigues, Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

Resumo


O presente ensaio busca fortalecer a práxis do sistema socioeducativo, ao promover uma reflexão sobre a infração juvenil e o caráter socioeducativo do processo de responsabilização juvenil, à luz da Psicologia Cultural do Desenvolvimento. O texto se divide em três partes. Na primeira, apresenta-se um esboço das tendências contemporâneas da Psicologia e o modo como estas têm problematizado a concepção de desenvolvimento humano da chamada Psicologia moderna. A segunda enfatiza as contribuições que as perspectivas culturalistas em Psicologia têm oferecido à discussão teórica e às práticas sociais com a adolescência, delineando-se as bases para uma compreensão sociocultural do fenômeno da infração juvenil. Por último, discute-se o conceito de cultura socioeducativa, com o intuito de problematizar algumas ideias arraigadas no cotidiano do trabalho na área e contribuir para explicar algumas das dificuldades enfrentadas nesse cotidiano. Sem pretender ser conclusivo, o texto tece considerações finais que apontam para outras contribuições da Psicologia Cultural do Desenvolvimento para a qualificação da justiça juvenil, em especial a importância de observar os aspectos culturais nas pesquisas e na atuação com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Palavras-chave


adolescência, desenvolvimento humano, psicologia cultural do desenvolvimento, socioeducação

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.104-118

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Revista Subjetividades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2359-0777

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